terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cia. Fortiori em cena


Pequeno trecho do espetáculo 'Os Saltimbancos', apresentado no Teatro Juquinha Diniz no mês de outubro, semana da criança. Confiram:


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cenas do espetáculo

Como dizem os poetas, as imagens podem falar mais que as palavras. As apresentações realizadas no Teatro Municipal Juquinha Diniz, em Morrinhos - GO, resultaram em sucesso de público e crítica. As fotos abaixo mostram um pouco da atuação dos atores: Danilo Borges, Caio Vinícius, Sheyla Ferreira e Thiessa Costa. Lembrando que o sucesso do espetáculo é garantido, também, graças à participação dos artistas Luiz Carlos, Elivan Bernardo e da diretora Amélia Mira.



  





Aperfeiçoamento técnico do elenco

Durante o processo de montagem e após as apresentações, o grupo, empenhado em qualificar ainda mais o trabalho, buscou novas possibilidades para aperfeiçoamento técnico. Ampliou o ritmo de estudo e pesquisa; reservando cada vez mais, tempo para aulas e oficinas; deixando mais tempo livre para o treinamento. 

Desde então, o grupo deu início a um trabalho com amplitude pedagógica, fazendo oficinas pontuais, onde o ator pode adquirir, conservar e aperfeiçoar os elementos técnicos indispensáveis para a sua atividade criativa. Dentro dessa perspectiva, as oficinas estão desempenhando um papel fundamental de teatro-laboratório. Por meio da mesma, os atores se capacitarão para a artificialidade e a elaboração formal, aprendendo, antes de mais nada, a superar os limites do cotidiano e o naturalismo psicológico, para conseguir, depois, a expressividade física total - a única que pode estar em condições de restituir o ator em todas as suas competências. 

As oficinas são relacionadas com as mais diferentes técnicas do corpo, como: expressão corporal, pantomina, interpretação, exercícios de máscara facial, respiração e voz. Afim de buscar uma técnica que recomponha o ator em sua totalidade: mente, corpo, gesto, palavra, espírito, matéria, interno e externo.

Os Saltimbancos

A montagem de Amélia Mira encanta crianças de todas as idades. O enredo narra a jornada de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que viajaram para cidade grande em busca do estrelato na carreira musical. Ao fim da aventura, todos descobrem as vantagens da vida no campo.
O texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque, em outubro deste ano, encantou a plateia logo nas primeiras apresentações realizadas no Teatro Municipal Juquinha Diniz, em Morrinhos - GO.


CENÁRIO ASSINADO POR LUIZ CARLOS






FIGURINO E MAQUIAGEM ASSINADO PELO GRUPO



Tudo pronto! O espetáculo vai começar...



Montagem - Saltimbancos 2012

Após um longo período de apresentações dos espetáculos (Calabar, Hoje Tem Espetáculo No País dos Prequetés, Sonho de Uma Noite de Verão, dentre outros) montados anteriormente, a diretora da Cia. Teatral Fortiori, Amélia Mira, convida os atores do grupo para o início dos trabalhos de concepção, estudo e pesquisa da obra 'Os Saltimbancos', de Chico Buarque de Holanda. 


Os artistas convidados foram (da esquerda para a direita): Caio Vinícius/Cachorro, Amélia Mira/Diretora, Sheyla Ferreira/Galinha, Danilo Borges/Jumento, Elivan Bernardo/Técnica. Fazem parte, também, do elenco: Thiessa Costa/Gata e Luiz Carlos/Cenografia. 
Tivemos como ponto de partida, o trabalho desenvolvido pelo grupo na primeira montagem realizada de 'Os Saltimbancos' em 2006. 


A concepção, estudo e pesquisa para montagem, seguiu o seguinte cronograma:

  • Estudo do texto e autor;
  • Oficina para definição dos papéis;
  • Oficinas e laboratórios de pesquisa para concepção de personagem;
  • Leitura branca;
  • Leitura de mesa;
  • Laboratório de vídeo;
  • Pesquisa de campo;
  • Preparação vocal: canto/coral;
  • Confecção de figurinos e acessórios;
  • Ensaios;
  • Ensaios com supervisão técnica;
  • Ensaio geral/aberto.